sábado, 31 de janeiro de 2009

Estudo do Meio e Área de Projecto - TRABALHO DE GRUPO

Chamada de Atenção:
ANTES DE COMEÇAR A VER ... aparece o país australiano em vez de Oceania. Nós sabemos a diferença! Foi por uma questão de mapas, que surgiu este contratempo.




Produto final


Somos todos iguais

Atenção: Se por acaso quiser ler os textos com mais atenção basta abrir ciclar na hiperligação.


























A partir de um título, nós demos a nossa opinião.

Todos chegámos à conclusão, que apesar das diferenças físicas ou psicológicas, merecemos o mesmo respeito e a mesma atenção, por parte dos outros.


Na diferença é que encontramos a união!

É como na nossa turma, somos todos diferentes, mas fazemos uma turma muito especial!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Hoje estivemos a pesquisar hinos nacionais e ...

... ouvimos alguns de outros países: o da nossa vizinha Espanha, Alemanha, França, Índia, Japão, China, Austrália e mais alguns.
Mas cantar só cantámos o nosso Hino Nacional, que chama....
"A Portuguesa"
Tivemos para isso a pequena ajuda da música do site onde andámos a pesquisar.

Querem ver e ouvir? Então aqui vai!


video


Vimos também as bandeiras Europeias e ficámos a saber coisas novas, que pensávamos que já sabiamos. Como por exemplo a Bandeira da Inglaterra ser diferente daquela que conheciamos.





Portugal ------------------------Grã-Bretanha------------------ Inglaterra
(Inglaterra é onde está o nosso ex colega Daniel)

Espanha ---------------Moldávia ------------------ Suiça
( Moldávia a terra do nosso ex colega Nicolae)

Se quiserem saber mais têm que ir aqui (cicla em baixo):
http://www.sogeografia.com.br/Bandeiras/Europa/

domingo, 25 de janeiro de 2009

Ainda a exposição dos brinquedos antigos

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O metro e o decímetro

À semelhança da décima e da unidade, aqui também há uma ligação.


A Unidade é 10 vezes maior que a décima.


1 unidade =10 décimas


Então
A décima é 10 vezes mais pequena que a unidade.

Com o metro e o decímetro a relação é a mesma.

1 Metro (m) = 10 decímetros (dm)

Ou


1 decímetro é 0,1 do metro


Por isso é que:


1m= 10dm -----------1dm= 0,1m
2m= 20dm ----------4dm=0, 4m
2,4m= 24 dm-------------- 235dm=23,5m
35,6m= 356dm ------------45dm= 4,5m




Não te esqueças, quando o número fica maior é porque usamos a medida mais pequena e quando usamos a medida maior o número fica mais pequeno.


Quando usamos o metro o número parece mais pequeno porque as vezes que o usamos é menor que aquelas quando usamos o decímetro.


Parece complicado?
Então tenta lá medir uma mesa usando o metro e depois usa o decímetro.
Qual parece maior?

sábado, 24 de janeiro de 2009

Para estudar e brincar aqui tens um sítio onde podes navegar.

Experimenta todos os clubes que a ciberactividades te apresenta
e vais ver que há desafios bem diferentes e giros.
E assim brincas, mas estudas também!
Cicla aqui em baixo e diverte-te:

http://www.cercifaf.org.pt/mosaico.edu/ca/index_ca.htm

Imagens, Mensagens, Frases e Vídeos - Fofas - Orkut
Para este fim de semana muitos Miminhos aos meus meninos. :)

terça-feira, 20 de janeiro de 2009






Aquilo que mais nos fascinou foi de facto esta coisa da Terra respirar. Deitar fumo e ter água a ferver.

É difícil de entender!
Quisemos saber tudo e até vimos vimos filmes sobre o tema. Estivemos a ver as fumarolas das Furnas - S. Miguel - arquipélago Açores.

Aqui ficam desenhos que explicam como funcionam estas coisas...

Hoje estivemos a falar de coisas interessantes até fomos à net ver como era.

O Planeta onde vivemos. Os Continentes. Os Países. A sua beleza natural e o seu mistério.

sábado, 17 de janeiro de 2009

PNL

Pois é no âmbito do PNL estamos a começar a ler Os primos e a Bruxa Cartuxa.
Por agora ficámos só a saber o que acontece no primeiro capítulo que nos pareceu bastante misterioso.
Mas de certeza que vamos gostar de o ler.
Depois mostramos o que fizemos com este livro.

Desafio matemático.

Desafiamos a quem nos visita a resolver estas situações matemáticas.
Nós já as realizámos e deu muito em que pensar.
Vejam se conseguem! Ah! Não são necessárias contas, podem usar só desenhos.

1º Desafio
Os alunos da turma do 3.º A foram ao teatro.
A Joana e quatro dos seus colegas decidiram levar
para o lanche três sanduíches para partilharem
entre elas.

Que porção de sanduíches coube
a cada uma das cinco crianças?

2.º Desafio

No mesmo passeio outras dez crianças levaram
seis sanduíches e distribuíram , igualmente, por
elas.

Que porção de sanduíche ficou cada uma?

Bom trabalho!

(Nós depois mostramos as nossas soluções!)
Exercícios baseados no livro “Ensinar e aprender matemática no 1.º Ciclo” – Artigo de Cecília Monteiro da ESL (p25-26)